Online Pharmacy Buy Tamiflu Online
Asa Delta Brasil !
Online Pharmacy Buy Tamiflu Online
© Copyright 2005. Asa Delta Brasil.
Todos os direitos reservados (all rights reserved).
webmaster
O vôo livre encanta o homem desde a mitologia grega com Ícaro, porém, foi por volta de 1871 que o alemão Otto Liliental construia planadores os quais ele próprio testava, vindo a realizar mais de 2000 vôos em sua vida. Faleceu em um acidente em 1896.
No final da segunda guerra mundial Francis Rogallo passa a estudar um novo tipo de asa que não era rígida. Rogallo defendia a idéia de que as asas flexíveis eram mais estáveis. Seus primeiros trabalhos ele realiza em casa, com sua esposa Gertrude, e para isso teve de instalar grandes ventiladores em sua sala. Em 1951 Rogallo e sua esposa registram a patente da primeira asa flexível.
Nesta época, a Nasa estava buscando uma forma de reintroduzir suas cápsulas espaciais na atmosfera através de um pára-quedas direcionável. A invenção de Rogallo deu origem ao projeto denominado PARASEV (Paraglider Rescue Vehicle). No Centro de Investigação Langley, na Virgínia, Rogallo estuda a estrutura metálica das asas flexíveis, que nesta época ficavam apoiadas em um triciclo, que era rebocado por um avião. Uma vez em vôo, desconectava e seguia o vôo planando até o solo.
Baixe o vídeo do PARASEV voando (3,80 Mb)
Em Grapton, na Austrália, John Dickenson ouve falar da asa de Rogallo e desenha sua própria asa, que foi construida com varas de bambu e vela de plástico, que mais tarde seriam substituídos pelo alumínio e nylon. Em 1963 realiza o primeiro vôo rebocado por um barco.
Porém, o primeiro desenho de uma asa delta como conhecemos atualmente se deve a Al Hartig, em 1966. Ele a batizou de Valkyrie.
Bill Moyes, em 1968 foi o primeiro a voar no lift, também com uma asa do tipo Rogallo, na Austrália.
Fotos incríveis de Bill voando com seu filho, na época com 15 anos, você encontra na página da Moyes: http://www.moyes.com.au
São fotos incríveis, de uma época onde VOAR era mais importante que a própria segurança dos pilotos.
Em 1974 o vôo livre chega ao Brasil através do francês Stephan Dunoyer que realizou a primeira decolagem no Cristo Redetor e também realizou vários vôos em diversar cidades do Brasil.
O primeiro brasileiro a voar foi o carioca Luis Claudio Mattos. O primeiro brasileiro a conquistar um campeonato mundial foi Pedro Paulo Lopes, o Pepê, em 1981, no Japão.
Em Santa Maria, Lucas Rubinger, um dos pioneiros no RJ, chega em 1985 e inicia aulas com uma turma de apaixonados pelo vôo. Lucas teve um papel importante, pois deixou plantada a semente do vôo em várias cidades do estado. Na foto abaixo Lucas aparece preparando uma nova decolagem.
Em Santa Maria Lauro Pinheiro foi o primeiro a voar de asa delta, realizando vários vôos em sua Wills Wing Alpha. (Foto à direita).
Outros pioneiros, como Ivan Blanco (foto à esquerda), arriscavam o pelego tentando virar pássaros a todo custo.
Você que fez parte dessa história escrêva-nos e envie fotos para que possamos sempre lembrar quem fez história no vôo. Envie um e-mail para asadeltabrasil@asadeltabrasil.com.br que entraremos em contato.
Mais informações sobre a história do vôo no Brasil nos foi enviada por Emile Leopold Bian. Clique aqui para ler.